Quase de regresso à banda desenhada

semana de precalços

Esta semana era para regressar com a banda desenhada o Rato e o Leão. Mas devo estar destreinada!O Layout do painel deu problemas, depois não acertei com os traços do Leão o ..tudo que poderia acontecer para atrasar aconteceu.
A agora vejo, este painel tanbém tem que ser revisto, pois estou a ver umas coisas que não estão no meu agrado. Espero que a semana que entra seja tudo mais calmo.

Noticias do livro para crianças

Não está esquecido nem na gaveta. Está a ser terminado com calma e cuidado.

Dias de Desafios Pintados de Cinzento Escuro

Digamos que hoje é um dia de aprendizagem. Existe dias, que as coisas não correm como se deseja ou como se gostaria. Confesso pensei em não partilhar estes meus desafios… mas não seria o eu que em que acredito e quero ser..hoje defenitivamente não me vou alargar. Estou a precisar de dar um pouco de compaixão a mim mesmo porque isto não está facil.

Então antes que escreva algo que não deva escrever, até para a semana, fica bem.

O Design da História para Crianças

Design do Livro

Depois de todas as imagens estarem concluidas e o texto arranjado, entra-se na fase organizar tudo num livro.

A realização prévia do mock up ajuda a visualizar a tarefa que se segue; o design das páginas e da capa

Como desenhar as páginas do livro.

Levar em consideração o publico alvo a que o livro se destina e o conteúdo do mesmo.
Esta história tem poucas letras é bem adequada para leitores iniciantes. No entanto deve ser uma página convidativa a ser observada.

Estes requisitos condicionam a escolha do texto e a localização da imagem. A pagina deve conseguir espaço para a imagem e para o texto de modo que se relacionem , mas não interfiram um com o outro.

A numeração também deve estar incluída, pode servir como elemento estético e de design do livro como também ajuda o leitor a localizar a página mais facilmente quando retorna à leitura.

E ainda…não é obrigatório mas eu gosto. Ter aquela página inicial de introdução antes da historia e no fim do livro, uma outra página onde esteja escrito fim. Sabes dá aquela esquisita satisfação de ter concluído a leitura. Por isso esta história também irá ter uma página com o fim escrito.

A capa

As capas devem ser atraentes e chamativas. Muito coloridas ou pouco, o importante é que tenham uma rápida leitura visual, para serem mais chamativas. É semelhante às regras para a construção de um logótipo.

Isto hoje acontece assim porque cada vez mais as livrarias são digitais e o formatos dos livros são e-books. O acto de compra do livro cada vez menos passa por agarrar no livro o desfolhar umas e ou duas ou três páginas, e cada vez mais é uma página online com vários livros alinhados em semelhante posição. O que chamar mais atenção é o que é comprado e recebido num dispositivo eletrónico.

formatos dos ficheiros nos livros digitais

Juntar toda informação acima descrita e fazer um e-book ou um tal de formato de e-pub ou de pdf ou ainda usar aplicação KDP.
Se tiveres na ideia imprimir, então tem que se ter uma especial atenção ao dpi (dot per inch) do ficheiro. Devem ser 300dpi e nunca menos.

Mas este post já vai longo por isso fico por aqui…Tem um boa semana e até para semana.

a História da História para Crianças

Combinações Explosivas com texto

Desta vez o texto vai ser mais curto.. Pois sono e a dislexia é uma combinação explosiva que normalmente termina em má comunicação.

Desta vez foi duas semana

Refiz novas composições e novas posições para os personagens o que fesacelerou a minha média de duas ilustrações por dia. Talves tenha sido pocp realista desde inicio… Nesta terceira semanae e acredito que seja a ultima.Ainda prevejo umas novas modificações em algumas das imagens, esperemos que corra tudo pelo o melhor.

…e o desafio termina

Já vejo a “finish line” no entanto ainda falta três ilustraçãoes e uma capa. E fico-me por aqui pois o texto está a sair cada vez mais torto. Mais torto que o costume. Fica bem e até para a semana.

Fazendo História para Crianças

O principio da história

Tudo iniciou com um desafio de exercico final de um curso que fiz na semana passada; Fazer um pequeno livro, utilizando as diversas ferramentas digitais apresentadas no mini curso.

De inicio até optei por algo mais prático e virado para o ensino. Mas quando ouvi que poderia ser um livro para crianças. A vozinha cá dentro não se calou. Acabei por ceder á sua vontade…ups! que afinal era aminha.

A execução em 48 horas

Queria lá saber que tinha somente 48 horas para fazer tudo.
Com um texto do zero, e em tão curto espaço de tempo, estava a entrar mais uma vez na tarefa impossivel. Fui então buscar um texto que tem andado a ser apresentado em alguns lugares que tenho ido, por exemplo a reunião anual dos poetas, e decidi esboçar as imagens para esse texto em 48 horas. Achei que conseguiria.

E consegui! E com o uso da aplicação online Canvas Design , lá organizei o texto nas páginas mais alguns items que eram requesitados pelo exercicio e esboçei as 22 ilustrações.

podes ver o resultado aqui. É na verdade um esboço do livro final.

…e o desafio continua

Agora e depois do desafio inicial só posso mesmo é terminar este livro com a inesperada publicação e ilustrações finais.Para a semana espero ter mais novidades!

Etapa desta imprevista odisseia para relaxar da bd “O rato e o Leão”, já está explicada… Isto há doidas para tudo não é?! E já agora bom Natal e festas felizes.